sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tarefa 2 - Análise de atividade impressa

Visite as atividades propostas nos links abaixos e expresse sua opinião sobre elas.
Análise a relevância do tema, as questões propostas, o gênero trabalhado, identifique o público alvo, as habilidades lingüísticas que serão trabalhadas. Depois faça um comentário sobre essas atividades em nosso blog, dê sugestões para melhorar a atividade.

Clique em Atividade 1 para visualizar o texto.

Clique em Atividade 2 para visualizar o texto

8 comentários:

Juci Anhanha disse...

Análise de atividade impresa
Texto 1 - O Meio Ambiente tratado através a “coleta seletiva e reciclagem” é um tema importante a ser trabalhado para informar e conscientizar da importância social, este tema deve ser trabalhado em todas as séries, esta atividade poderia ser trabalhada na série final do ensino fundamental ou inicial do ensino médio, dependendo , é claro, da turma. A atividade tem a parte não verbal como complemento e como auxílio da parte verbal, como num ”jogo”, a atividade conduz progressivamente a realização da atividade com dicas, passos a seguir, pesquisas a fazer ,trabalhando as habilidades lingüísticas de pesquisar, resumir, leitura de texto verbal e não verbal ( gênero “folder”), associação, compreensão da estrutura da língua (contextualizada). Para sugestão de mudanças acredito que teria antes que desenvolvê-la numa turma,para daí então ver como se dá e a necessidade ou não de alterações.


Texto 2 - Trabalhar com o gênero sinopse com adolescentes é muito atrativo. Assim como no texto 1, esta atividade poderia ser trabalhada em séries do ensino fundamental ou no ensino médio, dependendo , é claro, da turma, sendo necessário algumas alterações (como trabalhar um filme com uma sinopse não tão extensa), mas só ao desenvolver a atividade poderá se saber o que deve ser alterado. Esta atividade em relação à do Texto 1, tem um nível maior de dificuldade, mas segue os mesmos passos: a atividade conduz progressivamente a realização da atividade com dicas, a parte não verbal como complemento e como auxílio da parte verbal. E as habilidades desenvolvidas: pesquisar, resumir, leitura de texto verbal e não verbal, percepção de características (gênero “sinopse”), associação, compreensão da estrutura da língua (contextualizada).

linguagem e ensino disse...

TAREFA 2 ANÁLISE DE ATIVIDADE DE IMPRENSA

Atividade 1
Observando esta atividade percebe-se que o tema do texto 1 trata-se da reciclagem. Portanto, o tema escolhido é de suma importância para se trabalhar em uma aula de língua com os alunos. Porque, é atual e significativo para a vida do aluno, afinal todos nós diariamente produzimos lixo e necessitamos aprender e ter consciência de que é importante reciclar e separar o lixo que produzimos. Quanto às questões propostas, observa-se que estão de acordo com o texto, isto é, estão contextualizadas. Sendo assim, a partir da realização das questões o aluno poderá interpretar discursivamente o texto, já que este se encontra situado na realidade social do indivíduo. As questões também trabalham com a leitura de imagens, fazendo com que o aluno leia e compreenda o texto verbal e o não-verbal, e ainda trabalha o conhecimento de mundo do aluno. O gênero trabalhado é uma reportagem retirada de um site da Internet, portanto é emergente da mídia virtual. O arranjo visual que aparece juntamente com o texto verbal, auxilia na leitura e compreensão do gênero, assim a partir do texto é possível dizer que trata-se de um texto multimodal. O público alvo são alunos do ensino médio, portanto percebe-se que as habilidades lingüísticas trabalhadas na atividade 1 para este público foram a da aquisição do vocabulário, a compreensão e interpretação do texto verbal e não-verbal, considerando os aspectos gramaticais contextualizados. Sugestões para melhorar a atividade: criar mais exercícios que explorem as imagens presentes no texto.

Atividade 2
O tema é relevante porque as narrativas filmicas apresentadas, abordam temáticas diferentes e que chamam a atenção do público infanto-juvenil como: a gravidez na adolescência do filme Juno, a fantasia com Harry Potter o menino bruxo, a música e a juventude do High School Musical... Assim, esse tema serve como motivação ao aluno na aprendizagem da língua alvo, e ainda a aprendizagem será significativa. As questões propostas são interessantes, pois, percebe-se a busca da familiarização do aluno com o gênero a ser trabalhado, e as características de um texto narrativo, no qual o aluno tem que perceber os participantes, aonde e quando a história aconteceu, o assunto do filme, e ainda relacionar a imagem com o texto. Quanto à gramática a partir das sinopses o aluno irá perceber a função dos verbos no presente simples, em um contexto real e significativo. O trabalho com o gênero sinopse de filme, contribui para o ensino-aprendizagem de uma língua alvo, porque faz parte das atividades comunicativas do dia-a-dia. Assim, a partir do trabalho com este gênero se desenvolverá nos alunos a seguinte habilidade lingüística: a de reconhecer o gênero e saber analisá-lo, e interpretá-lo e aprender a função e o uso dos verbos no presente simples. Quanto ao público alvo, como já foi dito anteriormente é o público infanto-juvenil aluno das séries finais do fundamental e ensino médio. Sugestões para melhorar a atividade: em uma das atividades foi pedido aos alunos que citassem as músicas da sinopse do filme High School, já que está sendo trabalhado o ensino de língua inglesa, o professor poderia trabalhar também o gênero música deste filme.

Milena de Brito disse...

Análise de Atividade impresa texto 1.Trabalhar o Tema Meio Ambiente através da coleta seletiva e reciclagem é muito interesante para aplicação com os alunos, com o objetivo de conscientização social;Este tema deve ser trabalhado desde as séries iniciais até o ensino Médio.As imagens multimodais complementam e auxiliam o verbal, com dicas nas atividades.As habilidades linguísticas tais como leitura de imagens, verbal e n~verbal, resumir, pesquisar,língua contextualizadas, ajudam o aluno em seu crescimento intelectual, na associação e compreensão de diferentes atividades.Como sugestão fazer um projeto com os alunos do Ensino Médio de reciclagem por exemplo no bairro da Escola.

Milena de Brito disse...

Atividade 2.Creio que devemos trabalhar os diferentes gêneros com os alunos.Este gênero sinopse é muito interessante e atrativo para os alunos adolescentes.Esta atividade pode ser aplicada no ensino Fundamental e Médio.É um pouco exntesa e exige mais dos alunos que a atividade 1.Tem dicas,as imagens completam a parte verbal, as habilidades de compreensão, percepção do gênero, leitura verbal e n~verbal, resumir, pesquisar, e esta apresentada numa linguagem contextualizada.

Vanessa Martini disse...

Atividade 1
A atividade proposta tem como tema a reciclagem de lixo, o tema pode ser considerado relevante, porque permite refletir sobre o impacto que o lixo causa ao meio ambiente. As questões estão propondo uma leitura do não-verbal com o verbal, visando ativar o conhecimento prévio do aluno, sendo realizada através do gênero página de Internet, o público alvo seria alunos do ensino médio, e as habilidades lingüísticas trabalhadas visam a compreensão leitora. Quanto os aspectos trabalhados em Língua Inglesa como vocabulário e gramática, não saberia identificar em que melhorar na atividade proposta, porém acho que seria mais relevante se os alunos buscassem a página da Internet e a partir daí fossem propostas as atividades.

Atividade 2
A atividade 2 procura trabalhar com diversos tipos de gêneros que são “atrativos” para os alunos, pois muitos se interessam por filmes e músicas. Nos exercícios propostos os gêneros servem como um meio para trabalhar as habilidades leitora e escrita, a partir de temas que estão no dia-a-dia dos alunos, mostrando assim, um objetivo concreto para aprender uma Língua Estrangeira. O público alvo seria alunos da 8ª série ou do 9ºano do Ensino Fundamental. Quanto aspectos a serem melhorados seria ver se os gêneros propostos estão de acordo com a realidade dos aluno.

Lidi disse...

Atividade 1 – Temas relacionados à preservação do meio ambiente e à responsabilidade social que tem cada pessoa na atual conjuntura mundial são bastante interessantes não somente nas aulas de língua estrangeira. Mas, já que essa é a questão, me parece ser um assunto relevante na aula de língua, podendo ser destinada a um público alvo variado. O uso de imagens, bem como, o destaque a algumas palavras, ajuda ao aluno identificar um campo semântico e perceber mais facilmente qual a intenção do texto. Como sugestão seria pôr em prático, com o auxílio de outras disciplinas, um projeto de reciclagem e preservação do meio-ambiente.

Atividade 2 – Acredito que a sinopse pode ser abordada também para diferentes públicos, com a diferença de que aqui se pode agir com os gostos e preferências dos alunos. Abordar o tipo de filme que eles gostam pode tornar a aula mais prazerosa. As atividades propostas talvez exijam um pouco mais de conhecimento dos alunos, o que não impede que, fazendo-se as devidas adequações, se possa utilizar o gênero sinopse em turmas iniciantes.

ADRIANA disse...

Professora as atividades estão em inglês mas pelo que eu entendi foi:Atividade1-fala sobre reciclagem,um tema importante para e interessante para trabalhar em sala de aula, assim devemos mostrar como deve ser a limpeza, reciclando os lixos para evitar doenças e mal cheiros que as vezes pertubam as pessoas nas cidades e até mesmo em qualquer lugar que não seja feito a coleta dos lixos.Porque não é somente jogar em qualquer lugar e sim saber classificar colocando cada tipo em seu devido lugar para não poluir o meio ambiente.Atividade2- percebe-se que é trabalhado com filmes e músicas,que é importante para estimular o alno a audição e visão buscando interagir com as leituras e a escrita sendo ótimo para desempenhar em sala de aula.

Daiane Macedo disse...

Atividade impressa


Atividade 1

Creio que esta atividade seja interessante pela relevância do tema a “reciclagem”. A análise do texto sugerida baseia-se apenas em perguntas referentes ao texto, não dando margem para que o aluno exponha a sua opinião. Para dar seguimento a esta atividade seria necessário o professor promover um debate na sala de aula sobre o tema. Este assunto daria margem para um trabalho bem mais amplo , o qual, poderia envolver outras disciplinas como por exemplo artes e ciências.


Atividade 2

Na atividade 2, que utiliza o gênero sinopse é mais interessante que a anterior, pois dá margem para que o aluno expresse a sua opinião e também possibilita uma leitura que vai além do texto lido, ou seja, o aluno pode fazer inferências. A aula torna-se muito prazerosa quando exploramos filmes na sala de aula.

OBSERVAÇÃO: Estas constatações foram feitas com base nas sentenças que estavam em português, caso tenha faltado alguma consideração, foi por causa do meu conhecimento muito limitado da língua inglesa.