terça-feira, 17 de junho de 2008

TAREFA A DISTÂNCIA 1 ( ANALISAR ATIVIDADE DA Internet)

A atividade escolhida é de Língua Portuguesa e o conteúdo é a classe dos advérbios, que pode ser encontrada neste link http://ludotech.eu/jogos/portug/adverb-4htm. O exercício propõe uma lista de advérbios e locuções adverbiais com o objetivo de completar os espaços em branco de um texto.Deste modo, foi possível observar nessa atividade que o ensino da linguagem é construído com base na visão tradicional, que tem como foco a linguagem formal, e que se preocupa com os padrões normativos da língua. Como já foi dito anteriormente a atividade propõe que o aluno preencha as lacunas do texto, a partir de uma lista de advérbios e locuções adverbiais.Assim, nota-se que o conhecimento do conteúdo é reconstituído através da linguagem escrita. Portanto, a aprendizagem do conteúdo e a habilidade a ser desenvolvida são de aprender a escrever corretamente, ou seja, aprender o uso da forma e da estrutura. Segundo Antonio Marcuschi, “todos os gêneros se manifestam sempre num ou noutro gênero textual”, logo para o autor esta é a perspectiva do ensino de gêneros para o ensino da linguagem.Com base nesta perspectiva, os professores deverão desenvolver nos alunos a capacidade de analisar os eventos lingüísticos (orais e escritos); e identificar as características dos gêneros em cada um. Sendo assim, a atividade analisada não está orientada nesta perspectiva, porque a linguagem do texto é despersonalizada, isto é, não está de acordo com o contexto do aluno. O texto é utilizado para preencher lacunas, e para memorizar a classe dos advérbios.Além disso, não é coerente porque não há um sentido lógico entre as proposições do enunciado, logo o texto não é significativo para a aprendizagem do aluno. E ainda, não é possível analisar os eventos lingüísticos e nem identificar as características do gênero textual no texto.
Critérios para a avaliação da atividade:
- O conceito de linguagem para o ensino que dever ser vista como uma prática social, como um sistema de signos estruturado em modo infinito e intersubjetivo;
- Atividade importante para o aluno (contexto, e a dinamização da aprendizagem);
-Aprendizagem significativa;
-O conhecimento como um construto social;
-O ensino da linguagem com base nos gêneros textuais.
A escolha desta atividade justifica-se, para demonstrar que o ensino da linguagem ainda é orientado pela visão tradicional. Portanto, se conclui que ainda predomina o ensino de regras gramaticais no ensino-aprendizagem da linguagem.
A atividade escolhida para comentar foi da colega Vanessa Vilagrand, que também é uma atividade de língua espanhola. Eu concordo com ela que a atividade proposta é baseada na visão tradicional, e que a aprendizagem mediada por computador deve ser bem orientada afim de que o aluno perceba o objetivo da atividade. Sendo assim, o professor deve considerar alguns aspectos com relação às atividades mediada por computador, primeiro o objetivo da atividade, segundo o domínio do instrumento e terceiro a interação do sujeito e o ambiente. E ainda, o professor deve observar se a atividade tem como perspectiva o ensino de gêneros e o conceito de linguagem como prática social.

2 comentários:

Suzi Reis disse...

Ciliane, muito interessante tuas colocações e considerações sobre a atividade, só que não consegui abri-la para analisa-la e ver se concordo contigo. Outra coisa, temos que ter cuidado com o rigor acadêmico, sempre que usares o discurso de alguém deves citar a fonte, no texto e ao final do texto a referência completa, ok? Cuidado com isso para o trabalho final, certo?

Minerva Sofia disse...

Caras "Linguagem e ensino" e Suzy Reis, há uma pequena gralha no link, sendo que o correcto seria http://ludotech.eu/jogos/portug/adverb-4.htm

Eu sou a autora da actividade e do site, e as vossas análises vão ajudar-me a reflectir (guardei uma cópia para reler e meditar).

Permitam-me no entanto dar uma curta explicação dos objectivos do site: ele não tem a pretensão de ensinar, já que não se trata de um curso mas apenas de actividades dispersas cujo objectivo maior é o treino / reemprego de matérias estudadas e trabalhadas na aula - uma espécie de conteúdos de remediação/enriquecimento, se quisermos dar-lhes esse nome.

Não se trata, pois, de memorizar (essa tarefa já deverá estar cumprida para realizar o exercício) mas de reempregar correctamente aplicando o adjectivo no contexto. Reconheço que as frases são algo forçadas, mas não vejo a incoerência de
"Ontem o João e a irmã deitaram-se muito cedo, porque hoje deveriam estar bem dispostos para poderem enfrentar descontraidamente a viagem até ao Algarve, onde passarão um mês de férias.
Talvez os primos vão ter com eles mais tarde, apenas porque têm ainda que fazer um exame.
Despediram-se a custo, por causa das saudades, que já eram muitas mesmo antes de partirem, mas em breve estarão todos juntos.
Provavelmente, vão ter a mesma dificuldade quando se despedirem dos amigos no final das férias."
Não é um conjunto de frases que eu usaria se estivesse escrevendo um texto narrativo, mas as frases são coerentes (apesar de forçadas).

Permitam-me ainda dizer que minha formação de professora remonta a 30 anos atrás, e que uso o Hot Potatoes que, tal como eu, tem muitas limitações...

O mais importante de tudo isto, porém permanece: reflectem as alunas do curso, e reflicto eu também sobre meus objectivos e metodologias... Obrigada por se terem interessado pelo meu trabalho!