terça-feira, 26 de agosto de 2008

atividade 2

A atividade analisada está no site http://cvc.cervantes.es/ensenanza/mimundo/default.htm.
Trata-se de uma atividade que trabalha um determinado vocabulário da língua espanhola de uma forma bem dinâmica e interativa direcionada a crianças entre sete e nove anos de idade.
O jogo intitula-se “Pasatiempo”, ao clicar em cima do link escuta-se uma voz que fala “-Quieres ganar el juego ? Entonces escucha y sigue las instrucciones.” Para a criança ir dando seqüência no jogo ela deve clicar e ouvir as instruções que seguem. O jogo é muito instigante para a criança, pois desperta a curiosidade, que é peculiar desta idade. Ao fim da brincadeira o jogador descobre onde está escondido o tesouro. Neste jogo é trabalhado de forma quase que espontânea o vocabulário: numerais, advérbios de lugar, objetos da casa e partes da casa.
Diferentemente do adulto, a criança precisa descobrir os sentidos das palavras que está estudando, como mostra o jogo em questão, pois ao entrar nesta casa interativa, todas as “ordens” que recebe fazem sentido dentro do contexto do jogo. As tarefas propostas levam o aluno a refletir sobre o sentido das palavras em questão. Esta atividade seria relevante para expor o aluno a uma fala um pouco distinta da usada na sala de aula (pode-se até mesmo trabalhar as variações lingüísticas dentro da língua espanhola).
Uma sugestão para dar seqüência a esta atividade: a partir deste jogo o professor pode trabalhar uma pequena produção de texto em grupo com os alunos, ele começa a história e os alunos vão dando continuidade “ Juan era um niño muy pobre, um dia el encontro un...”. Depois desta tarefa o professor também pode propor a brincadeira de esconder objetos, seguindo a mesma linha do jogo proposto na atividade interativa.

Nenhum comentário: