Olá PessoALL, td bem? Tiveram uma boa semana?
Hoje iremos discutir em nosso blog alguns conceitos lidos nos artigos sugeridos para esta semana.
1.Resuma com suas palavras o que entendes por:
a) Abordagem de ensino (approach)
b) Linguagem (language)
c) Habilidades língüísticas (skills)
d) Recursos e Métodos (Materials and Methods)
2. Relacione os conceitos acima com a produção de material didático, qual a importância em entender essas questões para a elaboração de uma aula de língua ou literatura? Dê sua opinião e utilize exemplos para ilustrar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
1- a)Abordagem de ensino é a orientação filosófica que norteará a prática pedagógica.
b) Linguagem- será conceituada de acordo com a abordagem de ensino por mim, profissional da educação, adotada. a partir desta escolha, política, conceberei linguagem como estrutura, comunicação ou enteração.
c) Habilidades linguísticas- são as quatro habilidades de ler, escrever, ouvir e falar que poderão ser mais ou menos enfatizadas também envolvendo todas as minhas concepções acerca do ensino de línguas.
d) Recursos e métodos: serão as ferramentas de que vou dispor para aplicar minhas concepções, seja livro didático, computador, etc.
1.Respostas
a)Abordagem de ensino é o suporte teórico pedagógico que complementará e ampliará os objetivos do que ensinar e para que ensinar.
b)Linguagem é a arte de comunicação que existe entre os humanos, permitindo a estes expressar qualquer pensamento, tendo como base o conhecimento e assim interagindo com o meio no qual está inserido.
c)|Habilidades lingüísticas- existem quatro habilidades,ouvir, falar, ler e escrever que podem ser ampliadas,e isso cabe ao professor conduzir seus aprendizes de maneira tal que ele torne-se letrado e não apenas alfabetizado,
levando-o a interagir com o mundo que o rodeia tornando-se um ser participativo e preparado para sua vida social levando em consideraçao seu contexto de vida.
d)Recursos e metódos- é todo o material didático(ferramentas),as quais cabe ao professor pesquisar e ampliar, tornando-os mais atrativos e com objetivos interessantes, através de metodologias que sejam capazes de atinguir os objetivos tanto do professor quanto do aprendiz.
2.É importante que o professor busque ampliar seus conhecimentos para que possa diversificar sua aulas, tornando-as mais interessantes e com objetivos. Há necessidade de que o professor pesquise mais, reformule suas metodologias e suas ferramentas de tabalho ampliando suas concepções.
Por exemplo:
O professor precisa analisar o texto que será trabalhado em aula, definir qual o objetivo e de que maneira irá conduzir a leitura e os exercícios propostos.Sérá válido para aluno e professor?
1- a)Abordagem de ensino é a orientação filosófica que norteará a prática pedagógica.
b) Linguagem- será conceituada de acordo com a abordagem de ensino por mim, profissional da educação, adotada. A partir desta escolha, política, conceberei linguagem como estrutura, comunicação ou interação.
c) Habilidades lingüísticas- são quatro as habilidades: ler, escrever, ouvir e falar que poderão ser mais ou menos enfatizadas.
d) Recursos e métodos: serão as ferramentas de que vou dispor, utilizar, para aplicar minhas concepções, seja livro didático, computador, áudio, vídeo, etc.
2- Quando tenho os conceitos acima bem definidos e, consequentemente minhas escolhas e objetivos, parto para a elaboração do material didático que refletirá essas questões. Por exemplo, se adoto uma abordagem sócio-construtivista, concebo a linguagem como interação, prepararei minha aula de maneira a trabalhar as quatro habilidades e farei uso de recursos e métodos que possibilitem a concretização de meus objetivos.
1)Respostas:
a)Abordagem de ensino: é o conjunto de aparatos teóricos que conduzem a prática de ensino.
b)Linguagem:É a capacidade comunicativa que têm os seres humanos.É a base de todo conhecimento seja ela verbal, visual ou gestual.
c)Habilidades Linguísticas:São elas ouvir, falar, ler e escrever que de acordo com nosso desenvolvimento e cognição, se modifica, tornando-nos capazes de interagir no mundo que vivemos dentro de nossa realidade.
d)Recursos e métodos:São os materiais didáticos disponíveis aos professores, onde cada um escolhe a melhor maneira de aplicabilidade dentro de sua metodologia seja através de um computador, filmes etc.
2)É importante que o professor seja um eterno pesquisador, aprimorando sua metodologia e seus conceitos, assim tornará suas aulas mais interessantes, diversificando os materiais didáticos, ex: levando para os alunos atividades atuais e dentro de sua realidade.
1. a. Abordagem de ensino é um conjunto de ações que auxilia o professor no ensino-aprendizagem de uma língua. E ainda, auxilia o professor no planejamento e seleção do material didático.
b. A linguagem é um instrumento de comunicação, através do qual o ser humano interage uns sobre os outros, construindo o sentido a subjetividade.
c.A habilidade é um processo de desenvolvimento do domínio do sistema da língua materna ou estrangeira. Pois, no ensino-aprendizagem de uma língua pretende-se que o aluno seja capaz de ler, escrever, compreender, ouvir e falar esta língua em situações reais de comunicação. Através de uma aprendizagem significativa, considerando os motivos pelos quais é importante conhecer uma língua estrangeira e dominar a língua materna.
d. A partir das leituras dos artigos foi possível observar os recursos e os métodos propostos. Sendo assim, os recursos utilizados foram: o livro didático e o seu histórico, e as abordagens de ensino; o funcionalismo e seus teóricos, a gramática funcional proposta por Halliday; e a aprendizagem mediada por computador na capacitação de professores de línguas para a elaboração de materiais de ensino. Quanto aos métodos observou-se as concepções de língua e linguagem, bem como a importância desses conceitos para a análise e escolha do material didático, e para o ensino de línguas; a perspectiva funcionalista entende a linguagem como um instrumento de interação social. Considerando três conceitos-chave a função, transitividade e a frase como estrutura lingüística; o último método é baseado na Teoria da Atividade para a AMC, que busca a aprendizagem em três momentos: o objetivo da atividade, o processo de aquisição do instrumento e a complexidade da tarefa.
2.Todos os conceitos citados acima são fundamentais tanto a produção do material didático, quanto para a escolha do professor de línguas com relação ao material. Porque, os artigos lidos conceituam as abordagens de ensino a estrutural, funcional e a comunicativa através da definição da linguagem, demonstrando as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos a partir do ensino-aprendizagem de uma língua. Essas questões são importantes que um professor de línguas conheça, a fim de que seja um auxilio para a elaboração de uma aula de língua materna ou estrangeira. Por exemplo, tendo o conceito de “língua como um sistema e a linguagem como instrumento de comunicação”, ao elaborar uma aula de língua espanhola com o
conteúdo “heterosemánticos”, que são palavras iguais com significados diferentes. O professor terá que ter estes conceitos em mente para elaborar uma aula significativa, de acordo com o contexto em que o aluno está inserido e que desenvolva as habilidades de ler, escrever e compreender a língua no processo de ensino-aprendizagem.
a) Abordagem de ensino (approach): é a base de conhecimentos que auxilia o professor em seu trabalho orientando-o em diferentes fases do ensino, sendo um conjunto de pressupostos acerca da linguagem e do processo de aprender e de ensinar línguas.
b) Linguagem (language): é uma atividade humana histórica e social que visa à produção de sentido, a interação, o compreender e ser compreendido, ou seja, é uma prática social.
c) Habilidades língüísticas (skills): com relação à aprendizagem de uma língua, às habilidades são ouvir, falar, ler e escrever, e é a partir dessa habilidades que os alunos adquirem competência em línguas ou literatura
d) Recursos e Métodos (Materials and Methods): São os materiais disponíveis aos professores para a sua prática docente
2. Relacione os conceitos acima com a produção de material didático, qual a importância em entender essas questões para a elaboração de uma aula de língua ou literatura? Dê sua opinião e utilize exemplos para ilustrar: Todo professor tem grandes responsabilidades na renovação das práticas escolares e, conseqüentemente, na mudança que a sociedade espera da escola. Assim, o professor é o responsável pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, e ao ter conhecimento dos conceitos acima citados terá condições de desenvolver novas práticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado. Como exemplo a utilização de recursos multimídias nas aulas.
Abordagem de ensino são os métodos utilizados pelo professor para apresentação de determinado conteúdo. Linguagem são os meios que utilizados para comunicar e sermos comunicados de algo ou alguma coisa, e para que isto ocorra com compreensão e interação devemos desenvolver e ter determinadas habilidades – entender e fazer-se entender com variados instrumentos em variados contextos , para tanto devemos saber utilizar e a utilização de recursos e métodos para que a habilidade de entender e fazer-se entender seja concretizada.
Ao elaborar um material didático o professor deve estar atento principalmente ao contexto em que está inserindo seu alunado, sua realidade, dominando as habilidades lingüísticas do seu espaço social e aluno estará apto para posteriormente ampliar seus horizontes e ser apresentado a outras realidades, desenvolver outras habilidades lingüísticas necessárias num contexto social mais amplo,que não o seu. Está aqui a grande responsabilidade e comprometimento do professor na escolha da metodologia e dos recursos que empregará para
Que o aluno desenvolva habilidades lingüísticas necessárias para uma vida social
Ensino e aprendizagem são processos complementares mediados pelo uso da linguagem,o processo de aprender é bastante complexo, envolve vários fatores, por outro lado,ensinar envolve também inúmeras variáveis e pode ser considerado ou como algo estático, tradicional, monólogico ou por outro lado aberto a experiência diálogicas, nas quais questões de comunicação são consideradas como essenciais.A linguagem possibilita representar nossas experiências ,organizar e discutir diversos conteudos de acordo com as relações estabelecidas, porque é preciso primeiramente fazer uso da leitura,colocar no papel nosspensamento, nossas criticas e conclusões obtendo um otimo resultado.As habilidades linguisticas, principalmente falando no campo linguistica textual podem contribuir para promover a utilização autônomo de estratégias de compreensão no espaço complexo e rico que caracteriza a dinâmica da vida na sala de aula.Os métodos de ensino podem ser vistos como orientações para que o professor comece a refletir sobre os processos envolvidos,possibilitando construir sua própria visão informado pela prática diária.Todas estas questões acima é preciso principalmente compreendê-las e saber usar fazendo um planejamento, e a organização do material didático, cabendo ao professor associar conhecimentos e práticas num processo contínuode ação e reflexão.
renata disse:
1-a)Abordagem de ensino é todo o suporte teórico que irá orientar a prática pedagógica do professor.
b)Linguagem é toda a forma de comunicação seja oral ou escrita, que irá permitir a interação entre sujeitos e meio social.
C)Habilidades linguíticas são as quatro:ler, escrever, ouvir e falar que vão se modificando deacordo com o crescimento e nível cognitivo de cada aluno.
d)Recursos e métodos:são os instrumentos,todo o material didático que o professor irá utilizar para desenvolver o seu trabalho,eles devem ser orientados de acordo com a realidade de cada escola.
Essas questões acima mencionadas são de extrema importãncia para o professor que deseja elaborar uma boa aula.Primeiro é necessário conhecer a realidade da turma que se vai trabalhar para saber qual abordagem de ensino será adotada nas aulas,que tipo de linguagem, de maneira que alcance a todos os alunos,para que as quatro habilidades linguísticas sejam desenvolvidas de maneira adequada, e para isso a escolha dos métodos e recursos que serão aplicados irão determinar o sucesso ou fracasso das aulas.Portanto, cabe ao professor fazer as escolhas e adaptações necessárias de acordo com a realidade dos alunos e visando a aprendizagem de todos.
Postar um comentário