sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tarefa 1 - aula 16 de Maio

Olá PessoALL, td bem? Tiveram uma boa semana?

Hoje iremos discutir em nosso blog alguns conceitos lidos nos artigos sugeridos para esta semana.

1.Resuma com suas palavras o que entendes por:

a) Abordagem de ensino (approach)

b) Linguagem (language)

c) Habilidades língüísticas (skills)

d) Recursos e Métodos (Materials and Methods)


2. Relacione os conceitos acima com a produção de material didático, qual a importância em entender essas questões para a elaboração de uma aula de língua ou literatura? Dê sua opinião e utilize exemplos para ilustrar.

9 comentários:

Daiane Michelotti disse...

1- a)Abordagem de ensino é a orientação filosófica que norteará a prática pedagógica.
b) Linguagem- será conceituada de acordo com a abordagem de ensino por mim, profissional da educação, adotada. a partir desta escolha, política, conceberei linguagem como estrutura, comunicação ou enteração.
c) Habilidades linguísticas- são as quatro habilidades de ler, escrever, ouvir e falar que poderão ser mais ou menos enfatizadas também envolvendo todas as minhas concepções acerca do ensino de línguas.
d) Recursos e métodos: serão as ferramentas de que vou dispor para aplicar minhas concepções, seja livro didático, computador, etc.

Carla disse...

1.Respostas
a)Abordagem de ensino é o suporte teórico pedagógico que complementará e ampliará os objetivos do que ensinar e para que ensinar.
b)Linguagem é a arte de comunicação que existe entre os humanos, permitindo a estes expressar qualquer pensamento, tendo como base o conhecimento e assim interagindo com o meio no qual está inserido.
c)|Habilidades lingüísticas- existem quatro habilidades,ouvir, falar, ler e escrever que podem ser ampliadas,e isso cabe ao professor conduzir seus aprendizes de maneira tal que ele torne-se letrado e não apenas alfabetizado,
levando-o a interagir com o mundo que o rodeia tornando-se um ser participativo e preparado para sua vida social levando em consideraçao seu contexto de vida.
d)Recursos e metódos- é todo o material didático(ferramentas),as quais cabe ao professor pesquisar e ampliar, tornando-os mais atrativos e com objetivos interessantes, através de metodologias que sejam capazes de atinguir os objetivos tanto do professor quanto do aprendiz.

2.É importante que o professor busque ampliar seus conhecimentos para que possa diversificar sua aulas, tornando-as mais interessantes e com objetivos. Há necessidade de que o professor pesquise mais, reformule suas metodologias e suas ferramentas de tabalho ampliando suas concepções.
Por exemplo:
O professor precisa analisar o texto que será trabalhado em aula, definir qual o objetivo e de que maneira irá conduzir a leitura e os exercícios propostos.Sérá válido para aluno e professor?

Daiane Michelotti disse...

1- a)Abordagem de ensino é a orientação filosófica que norteará a prática pedagógica.
b) Linguagem- será conceituada de acordo com a abordagem de ensino por mim, profissional da educação, adotada. A partir desta escolha, política, conceberei linguagem como estrutura, comunicação ou interação.
c) Habilidades lingüísticas- são quatro as habilidades: ler, escrever, ouvir e falar que poderão ser mais ou menos enfatizadas.
d) Recursos e métodos: serão as ferramentas de que vou dispor, utilizar, para aplicar minhas concepções, seja livro didático, computador, áudio, vídeo, etc.
2- Quando tenho os conceitos acima bem definidos e, consequentemente minhas escolhas e objetivos, parto para a elaboração do material didático que refletirá essas questões. Por exemplo, se adoto uma abordagem sócio-construtivista, concebo a linguagem como interação, prepararei minha aula de maneira a trabalhar as quatro habilidades e farei uso de recursos e métodos que possibilitem a concretização de meus objetivos.

Milena de Brito disse...

1)Respostas:
a)Abordagem de ensino: é o conjunto de aparatos teóricos que conduzem a prática de ensino.
b)Linguagem:É a capacidade comunicativa que têm os seres humanos.É a base de todo conhecimento seja ela verbal, visual ou gestual.
c)Habilidades Linguísticas:São elas ouvir, falar, ler e escrever que de acordo com nosso desenvolvimento e cognição, se modifica, tornando-nos capazes de interagir no mundo que vivemos dentro de nossa realidade.
d)Recursos e métodos:São os materiais didáticos disponíveis aos professores, onde cada um escolhe a melhor maneira de aplicabilidade dentro de sua metodologia seja através de um computador, filmes etc.
2)É importante que o professor seja um eterno pesquisador, aprimorando sua metodologia e seus conceitos, assim tornará suas aulas mais interessantes, diversificando os materiais didáticos, ex: levando para os alunos atividades atuais e dentro de sua realidade.

linguagem e ensino disse...

1. a. Abordagem de ensino é um conjunto de ações que auxilia o professor no ensino-aprendizagem de uma língua. E ainda, auxilia o professor no planejamento e seleção do material didático.
b. A linguagem é um instrumento de comunicação, através do qual o ser humano interage uns sobre os outros, construindo o sentido a subjetividade.
c.A habilidade é um processo de desenvolvimento do domínio do sistema da língua materna ou estrangeira. Pois, no ensino-aprendizagem de uma língua pretende-se que o aluno seja capaz de ler, escrever, compreender, ouvir e falar esta língua em situações reais de comunicação. Através de uma aprendizagem significativa, considerando os motivos pelos quais é importante conhecer uma língua estrangeira e dominar a língua materna.
d. A partir das leituras dos artigos foi possível observar os recursos e os métodos propostos. Sendo assim, os recursos utilizados foram: o livro didático e o seu histórico, e as abordagens de ensino; o funcionalismo e seus teóricos, a gramática funcional proposta por Halliday; e a aprendizagem mediada por computador na capacitação de professores de línguas para a elaboração de materiais de ensino. Quanto aos métodos observou-se as concepções de língua e linguagem, bem como a importância desses conceitos para a análise e escolha do material didático, e para o ensino de línguas; a perspectiva funcionalista entende a linguagem como um instrumento de interação social. Considerando três conceitos-chave a função, transitividade e a frase como estrutura lingüística; o último método é baseado na Teoria da Atividade para a AMC, que busca a aprendizagem em três momentos: o objetivo da atividade, o processo de aquisição do instrumento e a complexidade da tarefa.

2.Todos os conceitos citados acima são fundamentais tanto a produção do material didático, quanto para a escolha do professor de línguas com relação ao material. Porque, os artigos lidos conceituam as abordagens de ensino a estrutural, funcional e a comunicativa através da definição da linguagem, demonstrando as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos a partir do ensino-aprendizagem de uma língua. Essas questões são importantes que um professor de línguas conheça, a fim de que seja um auxilio para a elaboração de uma aula de língua materna ou estrangeira. Por exemplo, tendo o conceito de “língua como um sistema e a linguagem como instrumento de comunicação”, ao elaborar uma aula de língua espanhola com o
conteúdo “heterosemánticos”, que são palavras iguais com significados diferentes. O professor terá que ter estes conceitos em mente para elaborar uma aula significativa, de acordo com o contexto em que o aluno está inserido e que desenvolva as habilidades de ler, escrever e compreender a língua no processo de ensino-aprendizagem.

Vanessa Martini disse...

a) Abordagem de ensino (approach): é a base de conhecimentos que auxilia o professor em seu trabalho orientando-o em diferentes fases do ensino, sendo um conjunto de pressupostos acerca da linguagem e do processo de aprender e de ensinar línguas.
b) Linguagem (language): é uma atividade humana histórica e social que visa à produção de sentido, a interação, o compreender e ser compreendido, ou seja, é uma prática social.
c) Habilidades língüísticas (skills): com relação à aprendizagem de uma língua, às habilidades são ouvir, falar, ler e escrever, e é a partir dessa habilidades que os alunos adquirem competência em línguas ou literatura
d) Recursos e Métodos (Materials and Methods): São os materiais disponíveis aos professores para a sua prática docente
2. Relacione os conceitos acima com a produção de material didático, qual a importância em entender essas questões para a elaboração de uma aula de língua ou literatura? Dê sua opinião e utilize exemplos para ilustrar: Todo professor tem grandes responsabilidades na renovação das práticas escolares e, conseqüentemente, na mudança que a sociedade espera da escola. Assim, o professor é o responsável pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, e ao ter conhecimento dos conceitos acima citados terá condições de desenvolver novas práticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado. Como exemplo a utilização de recursos multimídias nas aulas.

Juci Anhanha disse...

Abordagem de ensino são os métodos utilizados pelo professor para apresentação de determinado conteúdo. Linguagem são os meios que utilizados para comunicar e sermos comunicados de algo ou alguma coisa, e para que isto ocorra com compreensão e interação devemos desenvolver e ter determinadas habilidades – entender e fazer-se entender com variados instrumentos em variados contextos , para tanto devemos saber utilizar e a utilização de recursos e métodos para que a habilidade de entender e fazer-se entender seja concretizada.
Ao elaborar um material didático o professor deve estar atento principalmente ao contexto em que está inserindo seu alunado, sua realidade, dominando as habilidades lingüísticas do seu espaço social e aluno estará apto para posteriormente ampliar seus horizontes e ser apresentado a outras realidades, desenvolver outras habilidades lingüísticas necessárias num contexto social mais amplo,que não o seu. Está aqui a grande responsabilidade e comprometimento do professor na escolha da metodologia e dos recursos que empregará para
Que o aluno desenvolva habilidades lingüísticas necessárias para uma vida social

ADRIANA disse...

Ensino e aprendizagem são processos complementares mediados pelo uso da linguagem,o processo de aprender é bastante complexo, envolve vários fatores, por outro lado,ensinar envolve também inúmeras variáveis e pode ser considerado ou como algo estático, tradicional, monólogico ou por outro lado aberto a experiência diálogicas, nas quais questões de comunicação são consideradas como essenciais.A linguagem possibilita representar nossas experiências ,organizar e discutir diversos conteudos de acordo com as relações estabelecidas, porque é preciso primeiramente fazer uso da leitura,colocar no papel nosspensamento, nossas criticas e conclusões obtendo um otimo resultado.As habilidades linguisticas, principalmente falando no campo linguistica textual podem contribuir para promover a utilização autônomo de estratégias de compreensão no espaço complexo e rico que caracteriza a dinâmica da vida na sala de aula.Os métodos de ensino podem ser vistos como orientações para que o professor comece a refletir sobre os processos envolvidos,possibilitando construir sua própria visão informado pela prática diária.Todas estas questões acima é preciso principalmente compreendê-las e saber usar fazendo um planejamento, e a organização do material didático, cabendo ao professor associar conhecimentos e práticas num processo contínuode ação e reflexão.

reeelson disse...

renata disse:
1-a)Abordagem de ensino é todo o suporte teórico que irá orientar a prática pedagógica do professor.
b)Linguagem é toda a forma de comunicação seja oral ou escrita, que irá permitir a interação entre sujeitos e meio social.
C)Habilidades linguíticas são as quatro:ler, escrever, ouvir e falar que vão se modificando deacordo com o crescimento e nível cognitivo de cada aluno.
d)Recursos e métodos:são os instrumentos,todo o material didático que o professor irá utilizar para desenvolver o seu trabalho,eles devem ser orientados de acordo com a realidade de cada escola.
Essas questões acima mencionadas são de extrema importãncia para o professor que deseja elaborar uma boa aula.Primeiro é necessário conhecer a realidade da turma que se vai trabalhar para saber qual abordagem de ensino será adotada nas aulas,que tipo de linguagem, de maneira que alcance a todos os alunos,para que as quatro habilidades linguísticas sejam desenvolvidas de maneira adequada, e para isso a escolha dos métodos e recursos que serão aplicados irão determinar o sucesso ou fracasso das aulas.Portanto, cabe ao professor fazer as escolhas e adaptações necessárias de acordo com a realidade dos alunos e visando a aprendizagem de todos.