Visite os sites sugeridos sobre ensino de línguas disponíveis neste blog e avalie os objetos de aprendizagem tendo por orientação as visões de linguagem já discutidas em aula, o conceito de lingua(gem), a perspectiva de ensino da linguagem com base em gêneros, o foco das atividades, as habilidades que são trabalhadas. Escolha duas atividades diferentes para avaliar e publique seu relatório sobre essa avaliação em nosso blog.
No seu relatório, tente responder as seguintes perguntas:
1) Qual é a atividade proposta? Qual é o tópico (conteúdo)?
2) Onde foi publicada ? (link)
3) Qual é o conceito de lingua(guem) que orienta a construção desta atividade?
4) Qual a visão de linguagem que orientou a construção da atividade proposta?
5) Que habilidade(s) o aluno desenvolve ao realizar essa atividade?
6) Você usaria esta atividade em sala de aula? Justifique sua resposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
As atividades escolhidas para a avaliação dos objetos de aprendizagem são de Língua Espanhola, e podem ser encontradas no site: http://www.weblinguas.com.br/espanhol, é um curso de idiomas gratuito pela Internet, que tem como método de aprendizagem atividades semanais que são enviadas por e-mail. As respostas das atividades são postadas no site.
A primeira lição a ser avaliada é de nível básico, é apresentado aos alunos um poema do escritor chileno Pablo Neruda, com o objetivo de completar os espaços com os verbos no presente que estão entre parêntesis. Desse modo, percebe-se que o conceito de linguagem que orienta a construção desta atividade é o ensino da forma da estrutura gramatical, baseado na visão tradicional da linguagem, que é aprender a escrever corretamente. E ainda, a atividade proposta é construída através de um gênero um poema, porém o foco o objetivo como já foi dito anteriormente é o de conjugar os verbos completando o texto. A habilidade que o aluno desenvolve ao realizar esta tarefa é de decorar os verbos para conjugar e escrever corretamente.
A segunda lição é de nível avançado, os alunos terão que produzir uma carta em espanhol. Assim, o site descreve a parte gramatical com exemplos de palavras que dão idéia de sugestão e recomendação, e argumentação, palavras estas que ajudarão na elaboração do texto. Nesta segunda lição percebe-se novamente o conceito de linguagem do ensino da forma e da estrutura gramatical. A atividade é para produzir o gênero carta, mas o site preocupou-se somente com a estrutura, como o aluno deveria utilizar as palavras corretamente. Não é encontrado no site o gênero da carta a ser produzida. Então, tem-se novamente a visão da linguagem tradicional com orientação na construção da atividade. Quanto à habilidade que o aluno desenvolve ao realizar esta atividade é a de aprender a escrever corretamente.
Considerando, as atividades propostas pelo site, é possível concluir que tanto o conceito e a visão de linguagem utilizada para a construção deste material é tradicional. Pois, a habilidade a ser desenvolvida no aluno é a de saber escrever corretamente, conhecer a estrutura e a forma. Porém, deve-se observar ainda que a aprendizagem é mediada por computador, logo percebe-se a proposta de um novo método, mas este método mesmo sendo progressista não é significativo e dentro de um contexto, assim temos a visão tradicional camuflada. Sendo assim, estas atividades não são significativas para a aprendizagem do aluno em sala de aula, porque são tradicionais e a linguagem utilizada nas suas construções não é vista como uma prática social. Além disso, a aprendizagem não esta fundamentada no trabalho como os gêneros textuais, os exercícios são descontextualizados e quando aparece o texto é para completar os espaços.
A atividade proposta consiste em clicar no porquê para saber a regra de seu uso, é uma atividade para a 6ª série do ensino fundamental,de acordo com o site, porém é apresentada através do “PORQUÊDOMETRO”, que é o sinal de interrogação intitulado o “porquezinho” e ao clicar em um dos porquês o porquezinho explicará seu uso (falando em primeira pessoa), ou seja usando uma linguagem de certa maneira infantilizada, esta atividade esta publicada emhttp://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swfno Núcleo de tecnologia educacional José Augusto – Caicó –RN e não há outra atividade que possa ser comparada. O conceito de linguagem que orienta a construção desta atividade é tradicional descrevendo um padrão lingüístico da língua (regra do uso do porquê), portanto a visão sobre linguagem é do uso de formas corretas, com o objetivo de prescrever de acordo com a norma correta. A única interação com o aluno é clicar e ler, logo pode desenvolver a habilidade de leitura, já que a atividade esta sem uma proposta contextualizada. Não usaria esta atividade da maneira que esta proposta, pois não há uma perspectiva de gênero, a linguagem não esta adequada, não há interação, portanto não existe aprendizagem sem a percepção do objetivo, sem o esforço e sem a interação com o outro.
A atividade selecionada foi sobre ortografia, trabalhada através de jogos interativos e variados
publicado http://penta3.ufrgs.br/CESTA/jogos/ortografin/. Em algumas atividades a linguagem é trabalhada na sua forma oral e escrita, em outras, só a escrita, mas mesmo nestas em que a linguagem oral é desvinculada da escrita o aluno é o organizador do seu conhecimento, é ativo, ele aprende fazendo (visão progressista)através regras dos jogos, além disso os desafios apresentados servem como estímulo e ampliação do conhecimento, a parte visual em algumas atividades auxilia o aluno. Nestes jogos e ortografia o aluno desenvolve as habilidades atenção, raciocínio, interpretação, memorização, concentração, ...Certamente que usaria esta atividade em aula, aliás, pretendo usá-la se for permitido, primeiro porque os alunos gostam estas atividades (joguinhos) no computador, segundo, porque trabalhar a ortografia assim é bem mais atrativo do que um “ditado “ que ainda é uma prática muito usada, terceiro , porque os desafios apresentados nas atividades estimula e o erros não são enfatizados, eles servem para construção do conhecimento já que nos jogos tem a opção de refazer quando se erra.
A atividade proposta consiste em clicar no "menu" onde mostrará todas as questoes que faz parte da atividade, é uma atividade para o ensino fundamental, porém é apresentada através de regras de ortografia onde o luno deve clicar na questão e ja vai aparecer o que é para fazer estimulando-o a memorizar, corrigir,escrever,completar e sublinhar.A atividade está publicada em http://penta3.ufrgs.br/cesta/jogos/ortografin/objeto.Educacional voltado para a ortografia.Carla Regina Patel Fin. Essa tarefa não só pode como deve ser usada em sala de aula , porque é um conteúdo fundamental para as aulas do dia-a-dia.
O site escolhido foi http://www.espanholonline.com/informaciones.htm
Este site oferece um curso pago online de língua espanhola, no entanto, tem acesso livre a informações a cerca da língua e do uso da língua castelhana. Além disso, traz informações culturais sobre lugares, personalidades, temas comuns direcionados a países do Mercosul. Não só pelo conteúdo do curso de língua em si, mas pelas informações que traz o site, este poderia ser usado tranqüilamente nas aulas de espanhol língua estrangeira porque aborda uma gama de curiosidades sobre a língua espanhola em uso em diferentes contextos, assim como, informações sobre a cultura dos países do Mercosul, que em sua maioria falam espanhol.
renata disse...
Para avaliar os objetos de aprendizagem escolhi atividades de Língua Espanhola,que podem ser encontradas no site:http://www.weblinguas.com.br/espanhol.Ao abrir o site o aluno encontra a opção de escolher qual idioma quer trabalhar:português, inglês,espanhol ou francês,no caso escolhi atividades em espanhol é possível escolher lições´,suas respostas ou um método de aprendizado por e-mail.Através do e-mail o aluno se cadastra e recebe semanalmente as atividades,estas são separadas por níveis:básico,intermediário e avançado.Analisei duas lições ,uma que ensinava as partes da casa e outra que ensinava as horas em espanhol,ambas de nível básico.A primeira tinha um exercíco de relacionar onde o aluno pode tentar fazer o exercíco e depois verificar as respostas corretas, na segunda, apresenta-se um pequeno texto falando sobre os horários de refeições e comércio em algumas cidades espanholas seguido de um exercíco de marcar verdadeiro e falso relativo ao texto,onde o aluno pode verificar as respostas corretas.Em ambas atividades a ênfase é dada a linguagem escrita´o aluno não constrói seu conhecimento predominando a visão tradicional de linguagem,a preocupaçõa está na forma e estrutura da língua.Não há a preocupaçõa com o uso de gêneros, aprender aqui é memorizar.A habilidade que o aluno desenvolve nestas atividades é ler, decorar as palavras corretamente,sendo que há dentro do site um link sobre pronunciação onde pode-se escolher as palavras e ouvir sua pronúncia em espanhol,trabalhando também a habilidade de ouvir, para tentar falar corretamente.Não usaria estas atividades em sala de aula pois elas são muito mecânicas e tradicionais,cabe observar que aqui elas são mediadas por computador "quase uma visão progressista", mas estão longe de serem dinãmicas, não oportunizam práticas sociais e não estão em basadas na perspectiva de gênero.
Postar um comentário