sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tarefa 2 - dia 17 de Maio

Visite os sites sugeridos sobre ensino de línguas disponíveis neste blog e avalie os objetos de aprendizagem tendo por orientação as visões de linguagem já discutidas em aula, o conceito de lingua(gem), a perspectiva de ensino da linguagem com base em gêneros, o foco das atividades, as habilidades que são trabalhadas. Escolha duas atividades diferentes para avaliar e publique seu relatório sobre essa avaliação em nosso blog.

No seu relatório, tente responder as seguintes perguntas:

1) Qual é a atividade proposta? Qual é o tópico (conteúdo)?
2) Onde foi publicada ? (link)
3) Qual é o conceito de lingua(guem) que orienta a construção desta atividade?
4) Qual a visão de linguagem que orientou a construção da atividade proposta?
5) Que habilidade(s) o aluno desenvolve ao realizar essa atividade?
6) Você usaria esta atividade em sala de aula? Justifique sua resposta.

6 comentários:

linguagem e ensino disse...

As atividades escolhidas para a avaliação dos objetos de aprendizagem são de Língua Espanhola, e podem ser encontradas no site: http://www.weblinguas.com.br/espanhol, é um curso de idiomas gratuito pela Internet, que tem como método de aprendizagem atividades semanais que são enviadas por e-mail. As respostas das atividades são postadas no site.
A primeira lição a ser avaliada é de nível básico, é apresentado aos alunos um poema do escritor chileno Pablo Neruda, com o objetivo de completar os espaços com os verbos no presente que estão entre parêntesis. Desse modo, percebe-se que o conceito de linguagem que orienta a construção desta atividade é o ensino da forma da estrutura gramatical, baseado na visão tradicional da linguagem, que é aprender a escrever corretamente. E ainda, a atividade proposta é construída através de um gênero um poema, porém o foco o objetivo como já foi dito anteriormente é o de conjugar os verbos completando o texto. A habilidade que o aluno desenvolve ao realizar esta tarefa é de decorar os verbos para conjugar e escrever corretamente.
A segunda lição é de nível avançado, os alunos terão que produzir uma carta em espanhol. Assim, o site descreve a parte gramatical com exemplos de palavras que dão idéia de sugestão e recomendação, e argumentação, palavras estas que ajudarão na elaboração do texto. Nesta segunda lição percebe-se novamente o conceito de linguagem do ensino da forma e da estrutura gramatical. A atividade é para produzir o gênero carta, mas o site preocupou-se somente com a estrutura, como o aluno deveria utilizar as palavras corretamente. Não é encontrado no site o gênero da carta a ser produzida. Então, tem-se novamente a visão da linguagem tradicional com orientação na construção da atividade. Quanto à habilidade que o aluno desenvolve ao realizar esta atividade é a de aprender a escrever corretamente.
Considerando, as atividades propostas pelo site, é possível concluir que tanto o conceito e a visão de linguagem utilizada para a construção deste material é tradicional. Pois, a habilidade a ser desenvolvida no aluno é a de saber escrever corretamente, conhecer a estrutura e a forma. Porém, deve-se observar ainda que a aprendizagem é mediada por computador, logo percebe-se a proposta de um novo método, mas este método mesmo sendo progressista não é significativo e dentro de um contexto, assim temos a visão tradicional camuflada. Sendo assim, estas atividades não são significativas para a aprendizagem do aluno em sala de aula, porque são tradicionais e a linguagem utilizada nas suas construções não é vista como uma prática social. Além disso, a aprendizagem não esta fundamentada no trabalho como os gêneros textuais, os exercícios são descontextualizados e quando aparece o texto é para completar os espaços.

Vanessa Martini disse...

A atividade proposta consiste em clicar no porquê para saber a regra de seu uso, é uma atividade para a 6ª série do ensino fundamental,de acordo com o site, porém é apresentada através do “PORQUÊDOMETRO”, que é o sinal de interrogação intitulado o “porquezinho” e ao clicar em um dos porquês o porquezinho explicará seu uso (falando em primeira pessoa), ou seja usando uma linguagem de certa maneira infantilizada, esta atividade esta publicada emhttp://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swfno Núcleo de tecnologia educacional José Augusto – Caicó –RN e não há outra atividade que possa ser comparada. O conceito de linguagem que orienta a construção desta atividade é tradicional descrevendo um padrão lingüístico da língua (regra do uso do porquê), portanto a visão sobre linguagem é do uso de formas corretas, com o objetivo de prescrever de acordo com a norma correta. A única interação com o aluno é clicar e ler, logo pode desenvolver a habilidade de leitura, já que a atividade esta sem uma proposta contextualizada. Não usaria esta atividade da maneira que esta proposta, pois não há uma perspectiva de gênero, a linguagem não esta adequada, não há interação, portanto não existe aprendizagem sem a percepção do objetivo, sem o esforço e sem a interação com o outro.

Juci Anhanha disse...

A atividade selecionada foi sobre ortografia, trabalhada através de jogos interativos e variados
publicado http://penta3.ufrgs.br/CESTA/jogos/ortografin/. Em algumas atividades a linguagem é trabalhada na sua forma oral e escrita, em outras, só a escrita, mas mesmo nestas em que a linguagem oral é desvinculada da escrita o aluno é o organizador do seu conhecimento, é ativo, ele aprende fazendo (visão progressista)através regras dos jogos, além disso os desafios apresentados servem como estímulo e ampliação do conhecimento, a parte visual em algumas atividades auxilia o aluno. Nestes jogos e ortografia o aluno desenvolve as habilidades atenção, raciocínio, interpretação, memorização, concentração, ...Certamente que usaria esta atividade em aula, aliás, pretendo usá-la se for permitido, primeiro porque os alunos gostam estas atividades (joguinhos) no computador, segundo, porque trabalhar a ortografia assim é bem mais atrativo do que um “ditado “ que ainda é uma prática muito usada, terceiro , porque os desafios apresentados nas atividades estimula e o erros não são enfatizados, eles servem para construção do conhecimento já que nos jogos tem a opção de refazer quando se erra.

ADRIANA disse...

A atividade proposta consiste em clicar no "menu" onde mostrará todas as questoes que faz parte da atividade, é uma atividade para o ensino fundamental, porém é apresentada através de regras de ortografia onde o luno deve clicar na questão e ja vai aparecer o que é para fazer estimulando-o a memorizar, corrigir,escrever,completar e sublinhar.A atividade está publicada em http://penta3.ufrgs.br/cesta/jogos/ortografin/objeto.Educacional voltado para a ortografia.Carla Regina Patel Fin. Essa tarefa não só pode como deve ser usada em sala de aula , porque é um conteúdo fundamental para as aulas do dia-a-dia.

Lidi disse...

O site escolhido foi http://www.espanholonline.com/informaciones.htm
Este site oferece um curso pago online de língua espanhola, no entanto, tem acesso livre a informações a cerca da língua e do uso da língua castelhana. Além disso, traz informações culturais sobre lugares, personalidades, temas comuns direcionados a países do Mercosul. Não só pelo conteúdo do curso de língua em si, mas pelas informações que traz o site, este poderia ser usado tranqüilamente nas aulas de espanhol língua estrangeira porque aborda uma gama de curiosidades sobre a língua espanhola em uso em diferentes contextos, assim como, informações sobre a cultura dos países do Mercosul, que em sua maioria falam espanhol.

reeelson disse...

renata disse...
Para avaliar os objetos de aprendizagem escolhi atividades de Língua Espanhola,que podem ser encontradas no site:http://www.weblinguas.com.br/espanhol.Ao abrir o site o aluno encontra a opção de escolher qual idioma quer trabalhar:português, inglês,espanhol ou francês,no caso escolhi atividades em espanhol é possível escolher lições´,suas respostas ou um método de aprendizado por e-mail.Através do e-mail o aluno se cadastra e recebe semanalmente as atividades,estas são separadas por níveis:básico,intermediário e avançado.Analisei duas lições ,uma que ensinava as partes da casa e outra que ensinava as horas em espanhol,ambas de nível básico.A primeira tinha um exercíco de relacionar onde o aluno pode tentar fazer o exercíco e depois verificar as respostas corretas, na segunda, apresenta-se um pequeno texto falando sobre os horários de refeições e comércio em algumas cidades espanholas seguido de um exercíco de marcar verdadeiro e falso relativo ao texto,onde o aluno pode verificar as respostas corretas.Em ambas atividades a ênfase é dada a linguagem escrita´o aluno não constrói seu conhecimento predominando a visão tradicional de linguagem,a preocupaçõa está na forma e estrutura da língua.Não há a preocupaçõa com o uso de gêneros, aprender aqui é memorizar.A habilidade que o aluno desenvolve nestas atividades é ler, decorar as palavras corretamente,sendo que há dentro do site um link sobre pronunciação onde pode-se escolher as palavras e ouvir sua pronúncia em espanhol,trabalhando também a habilidade de ouvir, para tentar falar corretamente.Não usaria estas atividades em sala de aula pois elas são muito mecânicas e tradicionais,cabe observar que aqui elas são mediadas por computador "quase uma visão progressista", mas estão longe de serem dinãmicas, não oportunizam práticas sociais e não estão em basadas na perspectiva de gênero.