sábado, 17 de maio de 2008

ANALISE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

AUREA MARIA GONÇALVES TEIXEIRA

Minha expectativa em relação ao curso é muito grande, pois estou ávida´por novidades. Ensinar e aprender línguas para mim é de suma importância e de suma responsabilidade, sendo assim o professor tem que utilizar uma abordagem eclética novo/tradicional e de muita criatividade. Eu trabalho com 2º e 3º anos de ensino médio com Le/Lit., e gosto muito do faço, que é fazer com que o educando adquira conhecimento.
Quanto as dificuldades enquanto professora de línguas, elas existem mas cabe ao professor sanar tais dificuldades. Eu procuro qualificar-me e pesquiso muito e é assim que posso elaborar meu material didático e lançar mão de todos os recursos possíveis

2 comentários:

Anônimo disse...

Atividades Práticas realizadas a Distância

Foi escolhida uma atividade prática de Língua Espanhola, que encontra-se no site: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/default.htm (CVC. Actividades del Ave Nivel intermédio 2) referentes a aprendizagem da língua. A partir das atividades propostas no site pode-se perceber a predominância da visão tradicional em relação ao ensino da linguagem, pois a atividade requer o preenchimento de espaços, o aluno 1ê nos balões o motivo pelos quais os participantes (fictícios) escolheram aprender o idioma espanhol, e no balão em que esta a lacuna deve dar sua opinião seguindo a norma de escrita da língua que será certa ou errada. Na continuidade do exercício há uma proposta de compreensão auditiva em que o aluno deve identificar o idioma que serve como assunto para o diálogo e marcar a opção correta (ao clicar, automaticamente aparece a resposta), e assim segue as demais atividades. Então podemos notar que a atividade proposta não esta orientada com base em gêneros, apesar de mostrar uma situação de diálogo, não foi explorado o contexto de uso da linguagem como uma prática social e discursiva.
De acordo com os pressupostos teóricos vistos até o momento a atividade mediada por computador deve considerar o papel do modelo da aprendizagem sem negar a criatividade do sujeito; Incorporar a interatividade por tentativa e erro; Prestigiar a aprendizagem colaborativa sem negar a autonomia de quem aprende, logo a atividade foi escolhida, por tentar reproduzir uma situação comunicativa, que exploraria a competência leitora e escrita, porém se não bem orientada o aluno não perceberá o objetivo da atividade.

Vanessa Martini disse...

Atividades Práticas realizadas a Distância

Foi escolhida uma atividade prática de Língua Espanhola, que encontra-se no site: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/default.htm (CVC. Actividades del Ave Nivel intermédio 2) referentes a aprendizagem da língua. A partir das atividades propostas no site pode-se perceber a predominância da visão tradicional em relação ao ensino da linguagem, pois a atividade requer o preenchimento de espaços, o aluno 1ê nos balões o motivo pelos quais os participantes (fictícios) escolheram aprender o idioma espanhol, e no balão em que esta a lacuna deve dar sua opinião seguindo a norma de escrita da língua que será certa ou errada. Na continuidade do exercício há uma proposta de compreensão auditiva em que o aluno deve identificar o idioma que serve como assunto para o diálogo e marcar a opção correta (ao clicar, automaticamente aparece a resposta), e assim segue as demais atividades. Então podemos notar que a atividade proposta não esta orientada com base em gêneros, apesar de mostrar uma situação de diálogo, não foi explorado o contexto de uso da linguagem como uma prática social e discursiva.
De acordo com os pressupostos teóricos vistos até o momento a atividade mediada por computador deve considerar o papel do modelo da aprendizagem sem negar a criatividade do sujeito; Incorporar a interatividade por tentativa e erro; Prestigiar a aprendizagem colaborativa sem negar a autonomia de quem aprende, logo a atividade foi escolhida, por tentar reproduzir uma situação comunicativa, que exploraria a competência leitora e escrita, porém se não bem orientada o aluno não perceberá o objetivo da atividade.