domingo, 11 de maio de 2008

Atividades a distância - 1

Oi, PessoALL,

postei as atividades a distância desta semana. Você pode acessar aqui, ou pelo menu ao lado.

Boa Semana e até sexta-feira

Suzi

4 comentários:

linguagem e ensino disse...

TAREFA A DISTÂNCIA 1 ( ANALISAR ATIVIDADE DA Internet)

A atividade escolhida é de Língua Portuguesa e o conteúdo é a classe dos advérbios, que pode ser encontrada neste link http://ludotech.eu/jogos/portug/adverb-4htm. O exercício propõe uma lista de advérbios e locuções adverbiais com o objetivo de completar os espaços em branco de um texto.
1.Deste modo, foi possível observar nesta atividade que o ensino da linguagem é construído com base na visão tradicional, que tem como foco a linguagem formal, e que se preocupa com os padrões normativos da língua. Como já foi dito anteriormente a atividade propõe que o aluno preencha as lacunas do texto, a partir de uma lista de advérbios e locuções adverbiais.Assim, nota-se que o conhecimento do conteúdo é reconstituído através da linguagem escrita. Portanto, a aprendizagem do conteúdo e a habilidade a ser desenvolvida são de aprender a escrever corretamente, ou seja, aprender o uso da forma e da estrutura.
2. Segundo Antonio Marcuschi, “todos os gêneros se manifestam sempre num ou noutro gênero textual”, logo para o autor esta é a perspectiva do ensino de gêneros para o ensino da linguagem.
Com base nesta perspectiva, os professores deverão desenvolver nos alunos a capacidade de analisar os eventos lingüísticos (orais e escritos); e identificar as características dos gêneros em cada um. Sendo assim, a atividade analisada não está orientada nesta perspectiva, porque a linguagem do texto é despersonalizada, isto é, não está de acordo com o contexto do aluno. O texto é utilizado para preencher lacunas, e para memorizar a classe dos advérbios.Além disso, não é coerente porque não há um sentido lógico entre as proposições do enunciado, logo o texto não é significativo para a aprendizagem do aluno. E ainda, não é possível analisar os eventos lingüísticos e nem identificar as características do gênero textual no texto.
3. Critérios para a avaliação da atividade:
- O conceito de linguagem para o ensino que dever ser vista como uma prática social, como um sistema de signos estruturado em modo infinito e intersubjetivo;
- Atividade importante para o aluno (contexto, e a dinamização da aprendizagem);
-Aprendizagem significativa;
-O conhecimento como um construto social;
-O ensino da linguagem com base nos gêneros textuais.
A escolha desta atividade justifica-se, para demonstrar que o ensino da linguagem ainda é orientado pela visão tradicional.

linguagem e ensino disse...

TAREFA A DISTÂNCIA 1 ( ANALISAR ATIVIDADE DA Internet)

A atividade escolhida é de Língua Portuguesa e o conteúdo é a classe dos advérbios, que pode ser encontrada neste link http://ludotech.eu/jogos/portug/adverb-4htm. O exercício propõe uma lista de advérbios e locuções adverbiais com o objetivo de completar os espaços em branco de um texto.
1.Deste modo, foi possível observar nesta atividade que o ensino da linguagem é construído com base na visão tradicional, que tem como foco a linguagem formal, e que se preocupa com os padrões normativos da língua. Como já foi dito anteriormente a atividade propõe que o aluno preencha as lacunas do texto, a partir de uma lista de advérbios e locuções adverbiais.Assim, nota-se que o conhecimento do conteúdo é reconstituído através da linguagem escrita. Portanto, a aprendizagem do conteúdo e a habilidade a ser desenvolvida são de aprender a escrever corretamente, ou seja, aprender o uso da forma e da estrutura.
2. Segundo Antonio Marcuschi, “todos os gêneros se manifestam sempre num ou noutro gênero textual”, logo para o autor esta é a perspectiva do ensino de gêneros para o ensino da linguagem.
Com base nesta perspectiva, os professores deverão desenvolver nos alunos a capacidade de analisar os eventos lingüísticos (orais e escritos); e identificar as características dos gêneros em cada um. Sendo assim, a atividade analisada não está orientada nesta perspectiva, porque a linguagem do texto é despersonalizada, isto é, não está de acordo com o contexto do aluno. O texto é utilizado para preencher lacunas, e para memorizar a classe dos advérbios.Além disso, não é coerente porque não há um sentido lógico entre as proposições do enunciado, logo o texto não é significativo para a aprendizagem do aluno. E ainda, não é possível analisar os eventos lingüísticos e nem identificar as características do gênero textual no texto.
3. Critérios para a avaliação da atividade:
- O conceito de linguagem para o ensino que dever ser vista como uma prática social, como um sistema de signos estruturado em modo infinito e intersubjetivo;
- Atividade importante para o aluno (contexto, e a dinamização da aprendizagem);
-Aprendizagem significativa;
-O conhecimento como um construto social;
-O ensino da linguagem com base nos gêneros textuais.
A escolha desta atividade justifica-se, para demonstrar que o ensino da linguagem ainda é orientado pela visão tradicional.

Vanessa Martini disse...

tarefa a distância
Foi escolhida uma atividade prática de Língua Espanhola, que encontra-se no site: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/default.htm (CVC. Actividades del Ave Nivel intermédio 2) referentes a aprendizagem da língua. A partir das atividades propostas no site pode-se perceber a predominância da visão tradicional em relação ao ensino da linguagem, pois a atividade requer o preenchimento de espaços, o aluno 1ê nos balões o motivo pelos quais os participantes (fictícios) escolheram aprender o idioma espanhol, e no balão em que esta a lacuna deve dar sua opinião seguindo a norma de escrita da língua que será certa ou errada. Na continuidade do exercício há uma proposta de compreensão auditiva em que o aluno deve identificar o idioma que serve como assunto para o diálogo e marcar a opção correta (ao clicar, automaticamente aparece a resposta), e assim segue as demais atividades. Então podemos notar que a atividade proposta não esta orientada com base em gêneros, apesar de mostrar uma situação de diálogo, não foi explorado o contexto de uso da linguagem como uma prática social e discursiva.De acordo com os pressupostos teóricos vistos até o momento a atividade mediada por computador deve considerar o papel do modelo da aprendizagem sem negar a criatividade do sujeito; Incorporar a interatividade por tentativa e erro; Prestigiar a aprendizagem colaborativa sem negar a autonomia de quem aprende, logo a atividade foi escolhida, por tentar reproduzir uma situação comunicativa, que exploraria a competência leitora e escrita, porém se não bem orientada o aluno não perceberá o objetivo da atividade

reeelson disse...

renata disse...
TAREFA A DISTÂNCIA 1 (ANALISAR ATIVIDADE DA INTERNET)
A atividade escolhida é de Línhua Portuguesa e o conteúdo é o uso dos porquês, que pode ser encontrada neste link:http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/O link abre apresentando o Porquezinho, um boneco que vai ensinar as regras do uso dos porquês, após pode-se clicar e escolher a opçãp de atividade onde aparece o Porquêdometro, um jogo para se aplicar as regras do porque,passa-sew por um caminho em que cada trecho contém uma frase que precisa ser completada por um dos porque,cada acerto dá ditreito ao participante de avançar mais uma lacuna até chegfar ao final se acertar todos os porques usando-os corretamente.
1.Pode-se verificar através da construção da atividade que ela está embasada na visão tradicional da linguagem,pois a preocupação aqui está na descrição do padrão linguístico da língua, o conhecimento é reconstituído a partir da linguagem escrita,predomina a pedagogia da transmissão,aprender é memorizar a regra corretamente.
2.A atividade não está embasada em gêneros,é apresentada a regra do porquê pura, totalmente descontextualizada,não é explorada a linguagem como prática social,não há interação entre aluno e objeto de aprendizagem,apesar de se ter um jogo para se "brincar aprendendo", a atividade é muito mecânica.
3.Critérios para avaliação da atividade:
De acordo com os pressupostos teóricos estudados nesta disciplina, a aprendizagem deve ser embasada no conceito de linguagem como prática social,ou seja, a aprendizagem deve ser significativa para o aluno;
O ensino de linguagens deve ter base em gêneros textuais;
A aprendizagem por computador não deve negar a criatividade do sujeito.
Esta atividade foi escolhida por demonstrar uma visão tradicional de linguagem para aprendizagem, com o intuito de levar-nos a refletir sobre a importãncia de sabermos analisar e elaborar corretamente nossas atividades para aplicar com nossos alunos,atividades estas que precisam ser significativas.Repensarmos o quanto podemos contribuir ou desmotivar a aprendizagem de nossos alunos, nosso papel como professores de línguas é de suma importãncia para o sucesso e crescimento intelectual de nossos educandos.