sexta-feira, 25 de abril de 2008

Atividade Prática 1

Reflita sobre as questões abaixo e responda-as postando seus comentários.

1) Qual é a sua expectativa com relação ao curso ? O que pretende aprender? Quais suas necessidades como professor(a) de línguas/literatura?

2) O que é ensinar/apreender línguas para você?

3) Qual a sua abordagem pedagógica em sala de aula?

4) Qual sua experiência com ensino de LE/lit ?

5) Quais são suas dificuldades enquanto professor(a) de línguas e principalmente quando a elaboração de material didático?


6 comentários:

linguagem e ensino disse...

A expectativa quanto ao curso é a de aperfeiçoar os conhecimentos, para uma eventual prática.

Quanto as necessidades é saber mais
sobre as abordagens pedagógicas e como elas podem auxiliar na elaboração do material didático.

Daiane Michelotti disse...

1Minhas expectativas estão relacionadas ao objetivo de aperfeiçoar e reciclar continuamente minha prática docente. 2O processo ensino-aprendizagem é algo contínuo e relacionado a um contexto situado e datado que resultará em mudança de comportamento. 3Acredito que faço uso de uma abordagem intermediária entre o Progressismo e o Pós-modernismo, tentando sempre refletir sobre minha prática e o meu papel como mediador, facilitador do processo ensino-aprendizagem.4 Minha última experiêmcia foi no ensino superior como professora de língua espanhola e suas respectivas literaturas. Atualmente estou em licença por motivos pessoais. 5 As maiores dificuldades encontradas na elaboração de material didático estiveram sempre relacionadas a preocupação de mehor atender as expectativas do grupo, em aliar teoria e prática e oportunizar ferramentas que não sejam receitas, mas sim, norteadores de uma futura prática comprometida.

Lidi disse...

1) Qual é a sua expectativa com relação ao curso ? O que pretende aprender? Quais suas necessidades como professor(a) de línguas/literatura?

Com a meta de aperfeiçoar meus conhecimentos, assim como, conhecer novos conceitos e teorias a cerca da linguagem e da prática docente no ensino de línguas, minhas expectativas para esse curso se relacionam à adquirir um olhar mais crítico quanto ao material didático utilizado em sala de aula.

2) O que é ensinar/apreender línguas para você?

Ensinar línguas é facilitar ao aluno a descoberta de um mundo diferente, ajudá-lo a ampliar seus horizontes por meio da linguagem.

3) Qual a sua abordagem pedagógica em sala de aula?

Procuro utilizar em sala de aula uma abordagem interacionista, onde o aluno tem voz para expor suas perspectivas e necessidades na aprendizagem da língua. Trabalhos em grupos são bastante utilizados com a intenção da interação entre colegas.

4) Qual sua experiência com ensino de LE/lit?

Trabalho com o ensino de língua estrangeira para ensino médio e graduação desde março de 2008. Anteriormente, participei como professora de um curso de extensão em língua espanhola.

5) Quais são suas dificuldades enquanto professor(a) de línguas e principalmente quando a elaboração de material didático?

Acredito que minha principal dificuldade esteja na adequação do material a ser utilizado em sala de aula. Por exemplo, com turmas heterogêneas, que temas abordar?
Resumindo, encontrar um caminho para suprir as necessidades dos alunos, fazendo com que todos aproveitem as aulas da melhor forma possível.

Anônimo disse...

Em relação ao curso, busco atualização, busco metodologias atuais para uma prática educativa mais interessante, pois sinto necessidade de aprimorar meus conhecimentos e os conhecimentos dos alunos e assim tornar o ensino aprendizagem da língua mais interessante e funcional. Ensinar e aprender línguas mais do dominar a estrutura é dominar a funcionalidade social da linguagem utilizada, acredito encontrar-se aí o grande desafio do professor que é busca (estudo) de uma metodologia e material didático que contemple igualmente tanto um quanto o outro domínio tendo em vista o público que tem e o que este público busca.
P.S: este texto está sujeito a mudanças, afinal busco novos conhecimentos.

Vanessa Martini disse...

1) Qual é a sua expectativa com relação ao curso ? O que pretende aprender? Quais suas necessidades como professor(a) de línguas/literatura? A minha expectativa em relação ao curso é aprimorar meus conhecimentos, pois as necessidades de um professor de línguas e literaturas é estar sempre em constante renovação, ou seja, atualizado. Logo, busco aprender novas metodologias para o ensino aprendizagem de língua e literatura.
2) O que é ensinar/apreender línguas para você? O ensinar e aprender línguas é estar em contato com as diversas culturas, proporcionando a interação entre sujeitos que comunicam a partir da linguagem.
3) Qual a sua abordagem pedagógica em sala de aula? No momento não atuo, mas, procuro me adequar as necessidades dos alunos.
4) Qual sua experiência com ensino de LE/lit ? A minha experiência se resume ao trabalhos nos estágios.
5) Quais são suas dificuldades enquanto professor(a) de línguas e principalmente quando a elaboração de material didático? A maior dificuldade na elaboração do material é adequar o material a realidade do aluno.

Daiane Macedo disse...

1)A minha principal expectativa em relação ao curso é adquirir novos conhecimentos e abordagens de ensino diferentes para atualizar a minha prática pedagógica. Sinto grande necessidade de estudar as novas abordagens, para poder tornar minhas aulas mais atrativas e desafiadoras para meus alunos.
2)O processo de ensino-aprendizagem tem que ser desafiador e estimulante, que desenvolva no aluno várias habilidades.
3) Em minhas aulas utilizo várias abordagens, pois no intuito de estar sempre mudando a dinâmica de sala de aula, acabo por utilizar um pouco de cada uma. Cada turma onde trabalho é única e quando elaboro uma aula, penso exatamente nas suas necessidades.
4)Trabalhei durante dois meses como professora de LE/espanhol na Escola Estadual XV de Novembro e atualmente trabalho na mesma escola (noturno) com Língua portuguesa e Literatura Brasileira.
5) Tenho várias dificuldades, pois a pouca experiência faz com que surjam várias dúvidas. Mas a dificuldade que mais encontro é encontrar textos que atraiam a atenção dos alunos do noturno.