sábado, 26 de abril de 2008

A pouca expêriencia

A unica experiência que eu tive foi quando viz os estagios para conclusão do curso, que foi na escola Maria Pereira no ensino fundamental com turmas da 5º seríe e na escola Eduardo Lopes da Rosa no ensino medio com turmas do 1º ano na cidade de Vila Nova do Sul onde ali foi meu primeiro encontro em estar a frente de alunos e de me deparar com um quadro onde eu deveria saber usar e ter o dominio daquela classe e de ter o objetivo de que estaria fazendo um otimo trabalho para meu desempenho e dos alunos também.Apesar de tudo foi otimo porque as aulas foram tranquilas e fiquei com uma boa nota.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sou Juciara Anhanha de Souza, professora de língua portuguesa (português), embora tenha me formado há muito tempo decidi realmente exercer a profissão há oito anos. Sou uma pessoa curiosa em saber mais, embora falte mais empenho da minha parte, sentia há necessidade de reciclar-me e neste curso percebo o quanto está defasado os conhecimentos que obtive no meu tempo de universitária..Posso dizer que não estou mais desatualizada porque trabalho em uma escola (Perpétuo) onde temos muitas reuniões de estudo e é estudo mesmo, , pois temos que apresentar retorno dos estudos feitos, isto eu aproveito em grande parte na escola pública em que trabalho, também tive o privilégio de ter uma supervisora que estava sempre buscando “algo de novo“ para os professores. Minhas atividades em aula são mescladas, utilizo livro didático ( confesso que este tem mais espaço),mas também procuro levar alguma atividade diferente que encontro na internet, em conversa com colegas, em livros, às vezes se fazem necessárias algumas adaptações em algumas das atividades.Quanto aos recursos utilizo o computador , dvd, datashow, outros ( na escola particular);na escola pública não dispomos de nenhum recurso além do livro, o que dificulta bastante a apresentação de atividades diferentes.

Suzi Reis disse...

Oi, Adriana, o que entendes por ter pleno dominio da turma ou do conteúdo? Será que essa não é uma visão tradicional do ensino? Será que o professor realmente precisa saber tudo em sala de aula? Onde fica a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos?

Carla disse...

Olá, sou Carla Schaf, professora de português e de espanhol,estou formada desde de 2004, mas só comecei a exercer minha atividade em 2007, hoje sou professora estadual. Devido as inumeras dúvidas que me assombram no português decidi cursar a especialização, mesmo pesquisando muito e trocando idéias com colegas, e professores mais experientes, percebo que é difícil implantar idéias inovadoras por causa do alto índice tradicional que nos rodeia dentro da comunidade escolar.
Mesmo com todas as dificuldades encontradas, procuro direcionar minhas aulas a necessidade da turma,utilizo o livro didático fornecido pela escola, mas complemento com atividades que pesquiso em outros livros, em cursos de aperfeiçoamento, na internet, sempre ampliando o nível dessas atividades, fazendo adaptações necessárias, por exemplo, se utilizo o livro didático procuro aquelas atividades mais voltadas para a realidade do aluno. Não temos muitos recursos na escola pública, temos que buscar e criar,por isso procuro utilizar recursos como, o cd, jornais, debates,pesquisas extra-classe. Acredito ser possível faz sempre o melhor, claro que às vezes, a situação desanima, mas temos que mostrar que somos capazes e devemos ser, enfrentar o novo e fazer parte dele é questão de sobrevivência.