quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ao visitar a atividade 1 percebe-se a relevância do tema uma vez que a questão do lixo é um grande problema a que nos deparamos e ao qual faz-se necessário conscientização de como reciclar, o que reciclar e por que reciclar . Porém, através de um texto informativo, as questões propostas estão muito direcionadas ao texto e, portanto, restritas, o que não possibilita interação, que o aluno posicione-se e ou, expresse sua opinião/conhecimento/prática sobre o assunto. Seu público-alvo é, deduzido principalmente pelo logotipo do Totem, alunos que estão preparando-se para o vestibular e cujas habilidades que lhes são exigidas restringem-se as de ler e escrever .re coleta seletiva no seu bairro, etc, sugerindo praticas socio ez que o exerc
As sugestões dirigidas a esta atividade são as de que ela poderia interagir com os alunos com questões de cunho pessoal como o que é reciclar para você, como você participa ou como é a coleta seletiva no seu bairro, etc, sugerindo praticas sociais com atividades de pesquisa-ação. Entende-se a necessidade e importância do ensino da gramática, porém os exercícios de gramática deveriam ser menos formais e sim preocupados em avaliar o que o aluno pode desempenhar dentro de sua individualidade.
Já, a atividade 2, trabalha com os gêneros sinopses de filmes e letras de músicas, ambos de significativa relevância se direcionados a um público-alvo adolescente. As questões propostas incluem perguntas pessoais mas poderiam incluir/sugerir bate-papos interativos, atividades de listening para que as quatro habilidades lingüísticas pudessem ser desenvolvidas sob o mesmo patamar.

Um comentário:

Suzi Reis disse...

Oi, Daiane,
interessante tuas colocações, no entanto, como notastes, o objetivo das tarefas é fazer com que os alunos apreendam a desenvolver estratégias de leitura em lingua estrangeira para que ele resolva as questões do vestibular com rapidez e consiga realizar a tarefa proposta. como é uma situação de avaliação, temos que considerar essas questões. Mas, com certeza, ficaria mais interesante se as atividades pudessem tb possibilitar o aluno expressar mais a opinião deles e tb interagir mais. Acredito que está prevista a interação a partir do momento em que eles tem questões que levem ele a expressar a sua opinião, em grupo. Claro que essa orientação tb depende da orientação do professor!