quarta-feira, 30 de julho de 2008

Atividade da internet

Foi analisada a atividade da página: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/nívelIII/actividades/actividad_22.htm/?id=49. trata-se de uma atividade muito boa, pois trabalha com os tempos verbais um conteúdo até certo ponto que os alunos não gostam e também é um conteúdo ruim de ensinar, e nesta atividade ela está ensinando de uma forma diferenciada e com uma maneira melhor de entender e de conjugar os verbos. Em todas as atividades de ensino sempre se deve levar em conta a forma de como atingir o nosso aluno e com certeza as maneiras lúdicas sempre serão de melhor funcionamento.

3 comentários:

Milena de Brito disse...

Atividade da Internet 1
a Atividade escolhida é a de Língua Portuguesa, esta no link http://ludotech.eu/jogos/portug/adjectivos-4html. O exercício tem o conceito pronto de adjetivo no lado e no outro lado pede para selecionar o adjetivo mais adequado para cada imagem., e escrever no lado.O ensino da linguagem é construído com base na visão tradicional,o conteúdo é apresentado na linguagem escrita.A aprendizagem do conteúdo e a habilidade estão no aprender o conceito de adjetivo;A atividadenão é atrativa para os alunos, pois é mecânica.O conhecimento não vai ser um construto social e não significativo para a aprendizagem do aluno.

aurea disse...

ATIVIDADE DA INTERNET

A atividade da internet é de Língua Portuguesa, e está no link http://ludotech.eu/jogos/portug/adjectivos-4html. A atividade refere-se as classes de palavras, com conceito bem simplificados, colocados a esquerda, e a direita com perguntas quase óbvias sobre o assunto. A referida atividade limita-se a perguntas e respostas, nada criativas. Não é estimulador para o aluno, a abordagem é tradicional. O nosso educando precisa ser estimulado a formular conceitos e não pegá-los prontos. A aprendizagem se faz com práticas, com vivências, é assim que se constrói conhecimento e aprendizagem.

Daiane Macedo disse...

QUESTIONÁRIO DE INTERESSE

1)Sexo: ( ) masculino ( ) feminino
2) Qual é sua idade? ( )14 a 15 anos ( )16 a17 ( ) 18 anos
3) Você gosta de ler? ( ) sim ( ) não, Porque?
4) Você tem acesso ao computador ? ( ) em casa ( ) na escola ( ) não tem acesso
5) O que você costuma acessar na internet? ( ) orkut ( ) gemes ( ) msn ( ) outros
6) Você acha importante estudar Língua Estrangeira?
7) Há quanto tempo você já estuda LE?
8) Em que situações você tem contato com LE? ( ) desenhos ( ) escola ( ) livro ( )jornal
( ) outros

O questionário foi aplicado em 2 turmas de 7ª série (cada uma com 25 alunos) da escola onde leciono.

Os alunos possuem idade entre 13 e 18 anos.
O resultado foi o seguinte.
5% gostam de ler.
50 % acham importante aprender a LE.
5 % tem computador em casa com acesso a internet.
100 % já estudaram a LE.
100 % tem contato com a LE através da escola da TV.



A pesquisa revelou que existe pouco interesse dos alunos pela leitura. Dentre os alunos que lêem, a preferência gira em torno de revistas. Eles alegam que os livros da escola são “chatos”. Depois desta declaração fui até a biblioteca de minha escola e constatei que eles têm alguma razão, pois, há poucos livros de leitura, os que existem são muito antigos e não são condizentes com a idade deles.
Esta escola situa-se numa região muito carente de minha cidade. Meus alunos são carentes de tudo: dinheiro, alimento, vestuário. Adquirir um livro por meios próprios para eles é algo irreal e impensável.
Um fator que me chamou a atenção foi a consciência, por parte dos alunos, de acharem importante o estudo da língua estrangeira. A LE foi apresentada a eles primeiramente pela escola e posteriormente notaram que ela também está presente na TV.
OBSERVAÇÃO: Depois do questionário foi realizado um debate nas turmas e constatou-se que também entramos em contato com a LE em outros tipos de situações com em: cartazes, revistas, panfletos, internet e outros. Eles notaram que a LE está mais presente do que eles imaginavam.