quinta-feira, 31 de julho de 2008

ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DA INTERNET

A atividade proposta chama-se Bingo com Classes Gramaticais e, segundo instrução contida no site, serve para o fechamento do trabalho com as classes de palavras. A atividade foi publicada no link “http://www.linguaestrangeira.pro.br/sitedeportugues/index.htm”.
Ao entrar no site em questão, observamos, em um primeiro momento, o comprometimento dos professores organizadores em tornarem as aulas de língua portuguesa mais dinâmicas e prazerosas. Isso evidencia-se, primeiramente, através do enunciado escrito em negrito, à esquerda da página: “Cem Aulas Sem Tédio para professores de Português”. Para comprovar estas palavras, ao centro da página, nomes bem sugestivos de atividades a serem realizadas em aula nos fazem crer que a proposta dos autores (já que foi publicado um livro com as mesmas) é proporcionar a interação entre professor e aluno e tornar o ensino de língua portuguesa uma brincadeira, de forma a estimular o processo de ensino-aprendizagem.
No entanto, ao clicar na atividade “Bingo com as Classes Gramaticais” e analisá-la detalhadamente, percebemos que, ao contrário do que se imagina, embora a proposta seja, em termos, inovadora, a forma de ensinar as classes de palavras continua sendo baseada no conceito tradicional de linguagem, pois as classes são trabalhadas de forma isolada, descontextualizada, apenas através da associação de palavras soltas à determinada classe gramatical. O trabalho do aluno, nesta atividade, corresponde à identificação das palavras “cantadas” pela professora com determinada classe gramatical presente em sua cartela. Desta forma, pode-se afirmar, ainda, que a visão de linguagem que transparece através dessa atividade também é tradicional, pois não há interação entre professor e aluno, e sim, a repetição do padrão utilizado por professores adeptos a esta visão já que, ao aluno, não é dada a oportunidade de compartilhar as suas experiências e construir a sua aprendizagem através de seu conhecimento prévio. A ele, mais uma vez, resta ouvir o professor e executar sua ordem, ainda que de forma mais dinâmica.
Ao realizar essa atividade, o aluno poderá desenvolver apenas a habilidade de memorização, pois não é possível imaginar outra forma de identificar as classes gramaticais isoladamente, sendo que elas só existem e só é possível afirmar que elas pertencem a determinada classe dentro de um contexto específico. Como já é sabido, uma mesma palavra pode corresponder a mais de uma classe gramatical, dependendo do contexto em que se insere.
Levando em consideração todos os aspectos apontados, esta atividade não seria utilizada por mim em sala de aula pois, apesar de trabalhar as classes de forma lúdica, continua tendo uma abordagem tradicional. É possível trabalhar ludicamente este mesmo conteúdo utilizando como suporte principal um texto. Trabalhamos em aula, com a professora Vaima, uma atividade muito interessante, em que os versos de uma poesia eram separados em tiras fora da ordem normal e tínhamos que encaixá-las através de pistas, uma pista para cada verso, estruturadas através do conhecimento das classes de palavras.

Um comentário:

Suzi Reis disse...

Oi, Bruna, interessante tua avaliação. Realmente, muitas atividades na internet tem esse vies de " propaganda enganosa", infelizmente. Por isso a importância de analisarmos os materiais que vamos selecionar para nossas aulas. Fiquei feliz em saber que conseguistes argumentar sobre teu posicionamento sobre a tarefa. Realmente, é importante trabalhar vocabulário a partir do uso e em textos. O lúdico sempre é bom para tornar a aprendizagem mais divertida, mas o que deve nos preocupar é em que medida aquela atividade pode tornar-se significativa para o aluno, o que aquilo pode realmente ensinar pra ele, não apenas distrair mas que leve a aprendizagem e que faça sentido para a vida. Bom é isso.
um abraço

Suzi