quinta-feira, 31 de julho de 2008

ATIVIDADE A DISTÂNCIA 2: ANÁLISE DE ATIVIDADE IMPRESSA

Para estruturar a análise a seguir, foi escolhida a atividade 2.
A atividade em questão, estruturada para o ensino de LÍNGUA INGLESA, traz como conteúdo a ser trabalhado os gêneros textuais. O gênero selecionado para a atividade foi sinopse de filme, o que já é previamente anunciado em um quadro lilás à esquerda da página, que também informa que o aprendizado será conduzido através de gêneros que fazem parte “de nosso dia”
Para conceituar esse gênero, ao contrário do que costuma ocorrer em abordagens mais tradicionais de ensino, o autor conduz o raciocínio do aluno através de questionamentos feitos no primeiro exercício, de forma que o próprio aluno irá construir a sua definição.
Para a compreensão da função exercida pelo gênero proposto, são utilizadas algumas imagens, correspondentes às capas dos filmes a que as sinopses trazidas pertencem. Assim, no segundo e terceiro exercício, o autor preocupa-se em conduzir o aluno a uma associação entre imagem e texto escrito, o que é considerado um fator muito positivo, já que muitos gêneros são compostos da associação entre estes dois elementos.
A terceira página da atividade, ao que me parece, preocupa-se mais com questões gramaticais, o que não posso afirmar com certeza, já que não tenho conhecimento de língua inglesa. Isso faz com que não seja possível uma análise mais detalhada da página em questão.
Através da seleção dos filmes utilizados como exemplo e da linguagem simplificada utilizada pelo autor, pude identificar como público-alvo os adolescentes.
Quanto às sugestões, a partir do que consegui analisar, creio que seria interessante propor, ao final, uma atividade em que o processo fosse inverso, ou seja, o aluno teria que, primeiramente, olhar um filme para depois ler a sua sinopse. Uma segunda atividade, neste sentido, seria o aluno reescrever a sinopse de forma a acrescentar detalhes que julgar importantes.

2 comentários:

Suzi Reis disse...

Oi, Bruna,
interessante tuas colocações. No primeiro momento nao entendi de qual atividade vcs estava falando, talvez fosse melhor colocar a link para que o leitor soubesse.
Suas sugestões são interessantes, mas como o objetivo da atividade é desenvolver leitura, a escrita realmente poderia ser feita, mas não é uma habilidade muito simples de ser desenvolvida em sala de aula. Mas dá para tentar... o importante é que o aluno entenda o objetivo comunicativo dos gêneros, quem são os participantes e qual função esse gênero tem. concordas?

Keyla Costa disse...

Eu gostaria tambem de implementar o blog como instrumento pedagógico na escola onde ensino, mas a maior dificuldade é conversar com os professores sobre isso, gostaria de um conselho...alguma estrategia de apresentação do projeto, ou uma ideia mesmo de um projeto.
Obrigado pelo espaço, parabens pela iniciativa de vocês.