quinta-feira, 24 de julho de 2008

Função da linguagem: entender os gêneros carta e e-mail como meios de comunicação e interação através de atividades relevantes e que despertem interesse para a realização de ações concretas.
Objetivos: oportunizar a troca de idéias e a sucessiva mudança de comportamento/conscientização no que se refere a hábitos alimentares ; criar condições favoráveis para a aquisição de um desempenho real na língua-alvo.
Conteúdo: rotina alimentar
Léxico-gramática: alimentos/ advérbios de freqüência
Gênero: carta, e-mail
Habilidades lingüísticas: ler, escrever, ouvir e falar
Público-alvo: ensino médio
Procedimentos:1- o professor sugere a formação de um círculo e inicia a discussão sobre o assunto refeições/ dieta alimentar, com as seguintes questões: ( podendo ser incorporadas outras perguntas de acordo com a recepção do grupo) “How many meals do you have a day? / Which one is the most important in your opinion? / What do you usually have for breakfast, lunch and dinner?
2- logo após , o professor coloca a carta de uma mãe para um médico, para o grupo ouvir ( listening) e exchange ideas: “What would you recommend to this mother?

Dear doctor Gillian

My two kids are always so late to catch the school bus that they leave the house without breakfast every morning. I put cereal, bread, fruit, juice and other things on the table, but they still don’t want to get up a little earlier. I’ve told them many times that breakfast is important, but they don’t care about it. Can you give me some information about how important breakfast is so I can tell my daughters? What can I do to make them eat in the morning?

Jane Johnson
3- logo após a discussão, o professor apresenta a resposta de um profissional que pode falar sobre o assunto com propriedade:

Dear MS. Johnson

Breakfast is the most important meal of the day. Children who eat breakfast regularly think faster, solve problems more easily, learn better, concentrate for a longer period of time and feel better. Breakfast is important for everybody, not only for children. Studies have found that people who don’t eat breakfast may gain weight and may have a worse memory your daughters could have breakfast at school before classes. Another alternative is to give them items they can have on the bus. They are juice or milk, fruit, bread or a cereal bar. Your teenagers will eat in the morning and they won’t have to get up earlier.

4- tell a friend what you had for breakfast this morning and discuss what an ideal breakfast should be. Talk about your routine and write words about it. O professor proporá aos alunos que se faça um jogo para ver o grupo que escreve o maior número de palavras no tempo determinado.

5- serão feitos comentários sobre características do gênero carta, seu uso ou não na atualidade ou ainda, quais os meios de comunicação que a substituem. Poderá ser feito um estudo interdisciplinar e comparativo com as cartas históricas do descobrimento do Brasil, por exemplo. E, aproveitando que o professor fará uso das cartas anteriormente apresentadas para reconhecimento das características principais, solicitará que os alunos identifiquem os advérbios de freqüência e complementará o exercício com perguntas do tipo: How often do you write letters to your family? Para complementar os alunos organizarão uma pesquisa/entrevista para levantamento de dados que serão discutidos na aula que segue.

6- o professor sugerirá a pesquisa com relação aos programas de televisão/ rádio ou revistas que interagem com seus telespectadores/ouvintes/leitores através de cartas e de que maneira se dá esta interação? Ou ainda quais interagem através de e-mails?

7- como atividade de culminância cada aluno ou grupo levantará uma questão-problema e ou dúvida sobre sua dieta alimentar e enviará e-mails para profissionais da área ou sugestões para reportagens de programas como o “Vida e Saúde”

Um comentário:

Suzi Reis disse...

Oi, Daiane, este é o teu trabalho final, certo?
Vou passar ele para o word para fazer comentários. E o baby, já nasceu? espero que esteja tudo bem ctgo.
Um abraço